Roupa com proteção ultravioleta: tudo o que você precisa saber

Beleza e Saúde
Fevereiro 15.2017

 

IMG_8837
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest

Mais de noventa por cento dos casos de câncer de pele, e grande parte do envelhecimento precoce, são causados pela radiação ultravioleta A e B. A radiação ultravioleta A, que penetra até as camadas mais profundas da pele, tem um papel importante no desenvolvimento de câncer de pele,  além disso destrói o colágeno, principal proteína de sustentação da nossa pele. A intensidade da radiação ultravioleta não diminui com o passar do dia,  está presente  no sol da manha manhã e também no final da tarde. Já a radiação ultravioleta B, que alcança níveis mais elevados  entre  as 10 as 16h  do dia, atinge apenas as camadas mais superficiais da pele, participando da formação de  queimaduras, envelhecimento precoce, câncer de pele, além  de estimular o bronzeado. Os dois tipos de radiação  conseguem atravessar a água, as nuvens, vidros não tratados, e são  refletidas pela areia ou neve.

Uma forma muito eficiente de proteção contra a radiação ultravioleta é o uso de roupas especiais ou roupas com proteção UV. Abaixo seguem algumas informações muito úteis para quem usa este tipo de roupa.

1- Qualquer tecido oferece proteção contra a radiação ultravioleta, alguns materiais são mais eficazes, como a poliamida, outras menos, como o algodão.

2- Quanto maior os espaços entre as fibras de um  tecido pior, pois  a radiação ultravioleta consegue atravessar os espaços entre as fibras da roupa.

3- Os tecidos que possuem coloração escura conseguem proteger mais do que tecidos de coloração clara.

4- O fator de proteção diminui quando o tecido está molhado ou quando é esticado, como quando ocorre durante o  movimento por exemplo.

5- As roupas feitas com tecidos que passaram por testes específicos, que garantem uma proteção mínima, são chamadas de roupas com proteção ultravioleta. Estes testes garantem que a roupa mantenha o seu  o fator de proteção ultravioleta mesmo em condições de movimento ou quando está molhada.

 6- A nomenclatura utilizada para graduar a proteção solar é FPU ( Fator de proteção ultravioleta) e não FPS (Fator de proteção solar ) utilizado para filtros solares de uso tópico.

7- O ideal é que o FPU seja de 50+, isso significa que quase 100% da radiação é bloqueada quando em uso da roupa.

8- Quanto maior a área de cobertura da roupa melhor, não tem muita lógica comprar um biquini ou sunga que tenha FPU pois protege uma área ínfima do corpo.

9- Se você não tiver roupa com proteção ultravioleta prefira tecidos feitos com fios de poliamida, lycra ou poliéster. Cheque esta informação  na etiqueta da roupa.

10- Não compre a roupa UV muito apertada pois o tecido quando esticado diminui a sua eficiência.

11- Uma alternativa para o calor é o uso de manguitos que podem ser removidos . Usamos a roupa quando expostos ao sol e a retiramos  quando chegarmos em local mais protegido (foto).

manguito

12- A roupa perde sua proteção se estiver rasgada ou esgarçada. Nestes casos, deve ser trocada imediatamente .

13- Use e abuse de roupas com proteção ultravioleta e aproveite o seu verão !!

____________________________________________

O STYLE GUIDE INDICA:

Gostamos bastante dos produtos da UV Line, pois as peças possuem máxima proteção FPU50+ permanente. O Tecido é 100% poliamida, o que deixa a peça super leve. Além de vários design de roupas, você ainda encontra acessórios como chapéus, luvas e guarda-sol. E eles ainda possuem produtos para toda a família!

mulheruv

Foto: Reprodução/ Divulgação: Loja UV Line – Linha Feminina

Meninouv

Foto: Reprodução/ Divulgação: Loja UV Line – Linha para meninos

meninasuv

Foto: Reprodução/ Divulgação: Loja UV Line – Linha Meninas

homemuv

Foto: Reprodução/ Divulgação: Loja UV Line – Linha Masculina

Share This:

Autor: Cristiana Silveira

Dra. Cristiana Silveira, Médica Dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD). É Mestre em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). CRM 14456/ RQE 5895

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.