Beleza e Saúde
Maio 03.2017
Foto: Acervo Style Guide
Antes de tudo não podemos nos esquecer que nas viagens de avião não podemos levar produtos em aerosol e as embalagens não podem passar dos 100 ml.
A umidade relativa do ar dentro da aeronave costuma ser muito baixa, algo por volta de 10%, o que gera um ressecamento intenso e brusco da nossa pele, cabelos, olhos, nariz e lábios. A pele ressecada encontra-se mais vulnerável a processos alérgicos e infecciosos portanto, não é bom descuidar. Sabendo destes detalhes devemos caprichar na hidratação da pele antes da viagem usando um bom hidratante em todo o corpo antes de sair de casa. É bom levar também uma quantidade extra caso precise reaplicar o hidratante durante o vôo. Outra área que sofre muito com o ressecamento são os nosso lábios. Por mais que eles estejam ressecados, não devemos passar saliva pois a saliva costuma causar forte irritação na pele e piorar o ressecamento. Leve sempre um hidratante labial e passe a vontade. Quem usa lentes de contato não pode esquecer de levar um colírio lubrificante para aplicar sempre que sentir os olhos ressecados. Por uma questão de praticidade é sempre bom ter a mão lenços umedecidos para a limpeza da pele e para retirar resíduos de maquiagem. Os cabelos podem permanecer presos desde que não seja de forma apertada e, podemos aplicar algum creme leave-in nas pontas para evitar o ressecamento.
Viajar é sempre bom mas traz alguns prejuízos ao nosso corpo além da pele. A mudança de fuso horário, a privação de sono, o cansaço e a má alimentação podem gerar quadros de irritabilidade, dores pelo corpo, problemas gastrointestinais, edemas nos membros inferiores e aumento do risco de trombose. Em vôos longos, esses riscos são ainda maiores. Devemos evitar ingerir bebidas alcoólicas e aumentar a ingestão de água pois a desidratação aumenta a chance de trombose. Se possível devemos nos movimentar durante o vôo e, enquanto estivermos sentados, devemos movimentar as pernas e pés e usar meias elásticas se for indicado pelo seu médico .
Fontes:
1-Guéhenneux S, Gardinier S, Morizot F, Le Fur I, Tschachler E. Guéhenneux S, Gardinier S, Morizot F, Le Fur I, Tschachler E. Skin surface hydration decreases rapidly during long distance flights.Skin Res Technol. 2012 May;18(2):238-40.
2-Gavish I1, Brenner B. Air travel and the risk of thromboembolism.Intern Emerg Med. 2011 Apr;6(2):113-6.
3-Haugli L, Skogstad A, Hellesoy OH. Health, sleep, and mood perceptions reported by airline crews flying short and long hauls. Aviat Space Environ Med. 1994 Jan;65(1):27-34.
O STYLE GUIDE SUGERE:
As mãos costumam ressacar muito nessas viagens. Tenham sempre um creme para as mãos na sua necessaire. Gostamos muito desse creme para as mãos da L’Occitant a base de Karité.
Levem sempre lencinhos umedecidos na bolsa. Eles servem para refrescar o rosto ou higienizar mãos. Gostamos muito dos da Mustela, pois possuem 98% de ingredientes de origem natural. Possuem extrato de Folhas de Aloé Vera de Folhas e Raízes de Saponária. E são 0% álcool, parabenos, ftalatos, fenoxietanol. E ainda tem fórmula de elevada tolerância e hipoalergênica. E pode ser usada por adultos e crianças!
As máscaras noturnas são a nova febre do momento. Elas prometem revigorar, tratar e hidratar a pele. Gostamos de usá-las em longas viagens. Sugerimos essas máscaras de Tratamento Facial Noturna da Sephora e existem algumas versões da máscara de acordo com o que você procura. Vale testar!
Outra coisa que nao pode faltar na sua necessaire são os protetores e regeneradores labiais. Eis alguns abaixo que sugerimos: