Beleza e Saúde
Março 22.2017
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
A micose que acomete as unhas (onicomicose) afeta aproximadamente 10% da população mundial. O tratamento deste tipo de micose é geralmente prolongado podendo durar 1 ano ou mais e, envolve quase sempre o uso de medicação por via oral.
Além do longo período de tratamento, existem ainda os efeitos colaterais que podem ocorrer com uso destas medicações. Por conta destas limitações, o tratamento a laser tem se tornado uma opção promissora nos casos de micose nas unhas e está indicado para os casos em que houve falha no tratamento convencional ou quando o paciente apresenta alguma contra indicação ao uso das medicações tradicionais.
O calor emitido pelo laser consegue destruir o fungo sem gerar dano na estrutura da unha. O tratamento a laser é não invasivo e o paciente pode retornar as suas atividades normalmente após as sessões.
O FDA aprovou recentemente o tratamento a laser em casos de micose das unhas. Este tratamento deve ser indicado pelo seu médico dermatologista e o seu uso é mais adequado para casos em que exista algum impedimento ao tratamento tradicional ou em pacientes que já apresentaram algum efeito colateral a medicação utilizada por via oral.
Para evitarmos o aparecimento de micoses devemos evitar compartilhar esmaltes, lixas de unhas ou qualquer material que entre em contato com a pele e usar tesouras e alicates esterilizados em autoclave.