Beleza e Saúde
Novembro 01.2017
Uma das primeiras alterações que ocorrem no processo de envelhecimento é a perda de colágeno, uma proteína que atua conferindo sustentação para pele. Em conjunto com a elastina e o ácido hialurônico o colágeno atua melhorando o viço e a hidratação cutânea. Uma diminuição progressiva na produção de colágeno se inicia já no final da segunda década de vida, e aos 40 anos de idade a maioria das pessoas já perdeu cerca de 20% desta proteína. O ácido poli- láctico (Sculptra) é uma substância reabsorvível e biocompatível já conhecida da medicina há vários anos. A sua aplicação não necessita de teste prévio e a sua molécula atua como um potente bioestimulador. As partículas do ácido poli-l-láctico quando injetadas na profundidade da pele estimulam a produção de colágeno, restaurando o volume e a elasticidade da pele que foi perdido no processo de envelhecimento. O Sculptra é mais conhecido para o tratamento da flacidez da face, porém nos últimos anos os benefícios deste tratamento passaram a incluir também o tratamento da flacidez corporal. O estimulo da produção de colágeno consegue trazer de volta a firmeza da pele, melhorando o aspecto de casca de laranja que ocorre nos casos de celulite e flacidez. Além disso ele possui também uma ação preenchedora, muito útil naqueles pontos de depressão da celulite. A produção das fibras de colágeno e o aumento de volume estão diretamente relacionados com a quantidade aplicada. Os locais mais indicados para a aplicação do Sculptra corporal são a região abdominal pós emagrecimento ou após a gestação, a região interna da coxa, joelhos e região glútea. Áreas como colo e pescoço também se beneficiam bastante da aplicação. O tratamento das cicatrizes deprimidas, que podem ter as mais diversas causas, como as depressões decorrentes de acidentes ou cirurgias prévias, também têm mostrado ótimos resultados após o uso do Sculptra. O procedimento é realizado pelo médico em seu consultório com anestesia local e dura cerca de 30 minutos. O paciente pode apresentar pequenos pontos roxos após a aplicação, mas não é necessário se ausentar de suas atividades habituais. São indicadas por volta de três sessões com intervalos de 30-45 dias, e os resultados começam a ser percebidos após 45 dias, com melhora por até 4 meses após a primeira aplicação. O Sculptra não deve ser aplicado em pessoa alérgicas a esta substância, em indivíduos com doenças reumatológicas, ou com história de queloide e cicatrizes hipertróficas. A sua segurança não foi estudada em indivíduos abaixo de 18 anos, em gestantes ou no período da amamentacão. Os resultados costumam durar por até 2 anos. Pergunte ao seu dermatologista e veja se a aplicação de acido poli láctico é uma boa opção para você.
A aplicação do ácido poli-L-láctico é feita nos locais em que existem flacidez e celulite . Em seguida se inicia o processo de estímulo a produção de colágeno melhorando a textura da pele e o aspecto de “casca de laranja”
Crédito da foto: Sculptra 2: www.dermobarra.com.br
Referências:
1- Schulman MR Sculptra: the new three-dimensional filler. Clin Plast Surg. 2006 Oct;33(4):539-50.
2- Schulman MR, Lipper J, Skolnik RA. Correction of chest wall deformity after implant-based breast reconstruction using poly-L-lactic acid (Sculptra).
Breast J. 2008 Jan-Feb;14(1):92-6. doi: 10.1111/j.1524-4741.2007.
3- Ralston JP, Blume JE, Zeitouni NC. Treatment of postoperative soft tissue loss with injectable poly-L-lactic acid. J Drugs Dermatol. 2006 Nov-Dec;5(10):1000-1.