Desmitificando a Atividade Física

BELEZA E SAÚDE
JUNHO 22.2016

Convidei meu personal trainer, Leonardo Bastos, para ser um de nossos colunistas na área de Saúde e Beleza. Leonardo é um estudioso na área de educação física e especialista em Biomecânica e vai nos ajudar a entender e esclarecer dúvidas que temos sobre a atividade física. Nessa primeira matéria, ele fala um pouco do trabalho desenvolvido comigo ao longo de dez anos juntos e aproveita para desmitificar a atividade física.

Conheço Gabriella há 10 anos. Uma mulher que sabe o que quer: isto facilita o meu trabalho, pois ela é disciplinada e tem foco, sendo  isso fundamental para bons resultados. Apesar das restrições na coluna que ela tem, desenvolvo um trabalho que aborda força, flexibilidade, melhoria da capacidade aeróbica e estabilização das cadeias musculares, sempre fortalecendo o centro do corpo para depois, as extremidades. E tudo isso sempre dialogando para estabelecer as melhores estratégias.

Não existe fórmula mágica nem métodos milagrosos. A parceria entre o personal e o seu aluno depende de cumplicidade e confiança! Após a segunda gravidez, Gabi aumentou 20 quilos e com o trabalho progressivo e com metas estabelecidas, conseguiu eliminá-los em um ano e meio. Reeducou sua alimentação com um nutricionista e treina de 4 a 5 dias por semana. O mais importante atualmente é a manutenção do seu peso sem oscilações, pois emagreceu de forma correta preservando sua massa magra (músculos).

2015-08-19 20.21.09 cópia

Evolução do corpo de Gaby em 2 anos de treinamento

A experiência dos meus 15 anos como personal trainer me credencia a dar algumas dicas e desmitificar algumas mentiras relacionadas à atividade física, como por exemplo: qual o melhor método para otimizar o ganho de força e o aumento de massa muscular?
 Cross fit, Treinamento funcional ou Musculação?
 Na realidade, os três métodos se baseiam em exercícios contra a resistência da gravidade, onde cargas são utilizadas e repetições de forma progressiva, com objetivos específicos. O bom profissional analisa e avalia o seu aluno respeitando o seu biotipo, limitações e desenvolve uma planilha de treinos (periodização), que irá definir o método mais eficaz para o perfil de cada um. O diferencial não está no método utilizado e sim no profissional, que irá direcionar a melhor opção de exercício de forma personalizada. Modismos e formas milagrosas não têm eficácia, e sim mudanças no estilo de vida.

Share This:

Autor: Leonardo Bastos

Leonardo Bastos é Bacharel em Educação Física e 
Especialista em Biomecânica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.