Beleza e Saúde
Novembro 08.2017
Qualquer pequena alteração na nossa pele, mesmo que temporária, pode gerar uma enorme angústia e sofrimento para todos nós. Entretanto, apesar do médico dermatologista possuir atualmente uma grande opção de tratamentos para as mais diversas condições, as expectativas do paciente nem sempre são alcançadas. Mas será que vale a pena sofrer tanto assim quando algo foge ao nosso controle? Claro que não!! É possível perceber as nossas diferenças como algo que temos de especial, e não como algo para nos sentirmos inferiores.
No post de hoje mostraremos diversas pessoas famosas e anônimas que, com muita coragem e desafiando todos os preconceitos, resolveram expor aquilo que, de forma equivocada, muitas vezes nos é ensinado a esconder ou se envergonhar.
Foto 1 – Sophia Alckmim revelou que tem vitiligo.
Recentemente a filha do governador de São Paulo, Sophia Alckmin (foto 1) tornou público que após a perda do irmão começou a apresentar manchas mais claras na pele, diagnosticadas como vitiligo. O mesmo problema apresentado por Luiza Brunet e a modelo canadense Winnie Harlow (foto2). O vitiligo é uma alteração da cor da pele que ocorre por conta de um processo auto–imune em que células de defesa do nosso organismo reconhecem a célula que produz a cor da pele (melanócito) como estranha e tentam destruí-la. Esta destruição faz com que o pigmento que dá cor a pele deixe de ser produzido e as manchas apareçam. O vitiligo não é contagioso, mas gera um imenso stress psicológico. Muitos pacientes costumam referir que o problema maior não é o vitiligo em si, e sim a reação negativa por parte das outras pessoas.
Foto 2 – A modelo Winnie Harlow que apresenta quadro de vitiligo.
Uma outra alteração cutânea que causa grande estigma é a psoríase. Kim kardashian (foto3) revelou que tem sim psoríase, confirmou que trata do problema, mas não gasta seu tempo escondendo as lesões. A psoríase é uma doença inflamatória que causa vermelhidão e descamação na pele. Tem períodos de melhora e piora, e as medicações conseguem controlar o problema.
Foto 3 – Kim Kardashian mostra lesões na perna causadas pela psoríase.
Algumas pintas congênitas podem causar grande impacto na vida de quem as tem. As mais comuns são os hemangiomas e os nevos melanocíticos congênitos Um grupo de pessoas que possuem pintas de nascença se reuniu para mostrar que não tem problema nenhum nascer com essas pintas. (foto 4 e 5)
Foto 4 – A modelo Yulianna Yussef que nasceu com nevos melanocíticos congênitos múltiplos.
As fotos encontram-se reunidas na hashtag #bereyourbirthmark
Vale a pena conferir!
https://www.instagram.com/explore/tags/bareyourbirthmark/