Maio é o mês das noivas e não podíamos deixar de falar desse momento tão especial na vida de tantas mulheres. Sabe o que acho lindo na produção de uma noiva?! Uma make suave! Vamos combinar que uma make leve enaltece a beleza natural da noiva! Acredito que seja a escolha ideal de make para esse dia! Nada mais brega que uma make pesada no dia de dizer sim! Quem concorda?!
May’s known for been a Bridal month. And we had to talk about this important moment of so many women’s life! One of the things that I love about a bride’s wedding production is the light and natural make up! Don’t you think that a light make up praises the natural beauty of a bride?! There is nothing more tacky than a heavy make up for a bride! Who else agrees?!
O melasma é uma problema muito comum nos consultórios dermatológicos. Ele se caracteriza por manchas escuras nas áreas expostas ao sol. O local mais comumente afetado é a face, mas qualquer outra área do corpo que esteja exposta ao sol também pode ser afetada. Antes de tudo devemos saber que o melasma é uma doença crônica que tem controle, mas não existe ainda um tratamento definitivo. Mesmo após o tratamento a mancha pode reaparecer a qualquer momento se o estímulo causador dessas manchas não for controlado. A luta é diária e devemos desconfiar de tratamentos que prometem resultados milagrosos. Algumas pessoas acreditam que o melasma é exclusivo de pessoas do sexo feminino, ou que ocorra apenas em quem se expõe ao sol. A despeito da relação com exposição solar, hoje já sabemos que fatores genéticos a exposição a luz artificial presente em locais fechados também participam no processo do aparecimento do melasma. O melasma aparece quando a pele é exposta a radiação solar, luz artificial ou a alguns hormônios como estrógeno. Por isso é comum o seu aparecimento no período da gestação ou após uso de anticoncepcional.
Existem vários tratamentos para controle do melasma. Esses tratamentos incluem o uso de filtro solar de amplo espectro, uso de substâncias clareadoras em casa, uso de cápsulas que agem como protetores solares por via oral, laser ou microagulhamento com drug delivery. Durante o tratamento do melasma pode ocorrer vermelhidão ou irritação na pele. Essa reação entretanto pode ser perigosa, pois pode estimular ainda mais o melanócito, ocorrendo piora da mancha, portanto devemos parar de usar as medicações se a nossa pele estiver irritada.
A despeito da sua origem multifatorial, o sol é o principal fator desencadeante do melasma, e não existe tratamento que funcione sem o uso diário e continuo do filho solar. Devemos escolher produtos que protejam contra a radiação UVB, UVA e luz visível. O filtro deve ser reaplicado a cada 4 horas independente do que tenha acontecido. A prevenção ainda é a melhor opção para combatermos este problema!
Mancha acastanhada em região labial superior ( local de maior exposição ao sol ). Antes e após o tratamento.
Fotografia ultravioleta demonstrando aumento da vascularização e da pigmentação em casos de melasma.
O laser remove o pigmento já formado clareando as manchas escuras.
Tem coisa mais gostosa que ter uma sala de estar aconchegante?!
Nada mais deli que chegar em casa cansado e relaxar num espaço agradavél e ainda ter um espaço acolhedor para receber os amigos!
Vamos dar várias dicas de espaços aconchegantes para você se inspirar para fazer ou reformular sua sala de estar!
Confere o post!
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
Um sofá em forma de “L” é um chamariz para receber amigos ou confraternizar com a família! O toque do pé direito duplo amplia o espaço e o painel de madeira promove o aconchego do ambiente.
Essa sala segue a mesma linha do sofá em forma de “L” e do pé direito duplo. O aconchego aqui é proporcionado pelo piso de madeira e detalhe da parede de tijolinhos.
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
Outro espaço com a dica do sofá em forma de “L”e piso de madeira. Esse aqui é um modelo de aproveitar espaços pequenos com muita criatividade e conforto. As esquadrias ampliam a luz no ambiente. Destaque para o uso do cinza e detalhes em preto, amarelo e branco.
Madeira é sinônimo de aconchego! E esse tatame colorido em forma de “L” trouxe muita vida a sala de estar. E vamos combinar que uma lareira deixa o ambiente agasalhado para o inverno!
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
Tons neutros dão sensação de paz e acolhimento! Adorei como o branco e azul foram usados nesse ambiente inspirado no mar e nos corais.
O aconchego pode estar na aplicação de detalhes como um sofá confortavél e almofadas fofinhas. Ah e nas escolhas do materiais do centro, luminárias e acessórios para a casa.
Tem coisa mais apelativa ao aconchego que um sofazão quadrado, quase uma cama, como esse?! Destaque para as luminárias de neon que estão sendo muito usadas em todos os ambientes da casa.
Esse ambiente maravilhoso é a prova de que um espaço quase todo branco pode ser e muito aprazivél. O que fez toda a diferença aqui foram as escolhas dos acessórios para a casa como as almofadas coloridas, puffs barrocos e luminária marroquina.
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
Esse espaço segue a mesma linha do anterior com algumas pontos diferentes como o piso de madeira e uso de plantas naturais.
Olha um cantinho do aconchego ultra bacana que você pode facilmente montar num canto da sua casa! Super dica!
Dica de sala de estar externa super aconchegante e colorida!
E que tal ter uma sala de estar inspirada no Oriente Médio?! Não fica irresistivél montar uma tenda e abusar de almofadões?! Apaixonada por esse ambiente!
O que vale mesmo gente é inspira-se nesses ambientes e usar a criatividade! Ah seguir seu próprio estilo também faz toda a diferença!
Ninguém acreditava que essa moda ia pegar, mas pegou sim! Skinny pants para homens é a maior tendência em termos de shapes de calças masculinas!
As skinnys definitivamente conquistaram os homens e invadiram as ruas e os guarda-roupas não apenas dos garotos fashionistas.
Inspirem-se boys nesses looks abaixo essa super tendência!
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
As rasgadas nos joelhos são para os mais ousados! Eu acho ultra cool!
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
As calças de alfaitaria seguem a mesma linha slim. Destaque para as barras que continuam curtas sim!
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
Olha que charme um look mais formal com a calça slim! Acho chic!
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
E esse look mais despojado, com a calça slim de cintura alta e barra curta?! Achei um charme a camisa de linho de mangas curtas e as papetes nos pés! Look perfeito para o verão europeu!
Vamos combinar que o look com a calça de cintura baixa, bem skinny, usada com um blazer e camisa formal é de tirar o fôlego! Tirou o meu pelo menos! Uiii!
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
Adorei esse look mais casual! Jeans lavado cinza, skinny e de barra curta (vejam como a barra curta é uma super trend!), gola rolê, jaqueta jeans e tênis. Ficou demais!
E um look total jeans?! O truque de styling aqui é o tênis colorido!
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
Essa calça slim tem um gancho mais baixo e a dobra na barra deu uma graça ao look! Mas não foi só a barra dobrada que trouxe encanto ao look. Vamos combinar que essa malha preta, a mochila de couro e a papete foram a escolha perfeira para esse look! E o tem ainda o charme do boy! E que boy!!!
Já viram que os tênis também tem destaque nos looks?! Pois bem, eles estão divertidos e coloridos e nós amamos!
Outra coisa que amamos é esse mix de preto, branco e cinza! Ah e não podemos esquecer dos layers: malha por cima da camisa social e reparem que ele está segurando uma jaqueta de couro que num momento mais fresco do dia será usado por cima disso tudo!
Ah e a calça skinny preta parece ser a preferida dos boys, não é?! Eu acho sexy, e vocês?!
Ah tem uma dica boys, pra usar a skinny é preciso estar em forma! Os homens já tem propensão a ter as pernas desenhadas o que ajuda muito a beleza do visual, mas não podemos deixar de alertar que talvez essa moda não fique muito legal nos mais cheinhos! #ficaadica
Um dos lugares mais legais e divertidos para ir em Muscat é definitivamente o The Bank!
Bar The Bank – Foto: Acervo Style Guide
O restaurante, bar e lounge oferece excelente fusion/contemporânea cuisine num dos ambientes mais agradavéis em Muscat!
Bar The Bank – Foto: Acervo Style Guide
A decôr é moderna e arrojada e oferece um ambiente super confortavél para seus clientes passarem boas horas confraternizando com amigos.
Bar The Bank – Foto: Acervo Style Guide
Os drinks são os melhores da cidade e a carta é extensa!
Visão geral interna The Bank – Foto: Acervo Style Guide
O risoto de funghi foi uma dos melhores que já provei na vida!
Risoto ao Funghi – Foto: Acervo Style Guide
As entradas também são out of this world! Destaque para os japaleños recheados e o brie ao forno com géleia!
Entrada de brie com geleia – Foto: Acervo Style Guide
E se você quer comer uma boa carne ou burger, The Bank é o lugar para ir!
Para mim a melhor carne da cidade! Os fornecedores são escolhidos a mão e eles tem os melhores cortes!
Corte de carne no The Bank – Foto: reprodução instagram The Bank
The Bank tem uma localização privilegiada, num morro com a vista privilegiada da cidade!
A belissíma vista da varanda do The Bank – Foto: Acervo Style Guide
O restaurante todo é uma delicia, mas meu lugar favorito para confraternizar com os amigos é a varanda! #ficaadica
Um brinde ao The Bank – Foto: Acervo Style Guide
Com certeza uma das melhores pedidas para seu almoço ou jantar em Muscat – Omã!
Um brinde a esse lugar incrivél!!!
Foto clássica do backdrop do evento de Páscoa no The Bank – Foto: Acervo Style Guide
Ah e o The Bank ainda promove eventos super interessantes! Eu estive num deles, a Feira da Pascóa.
Eu e meus sobrinhos no evento de Páscoa no The Bank – Foto: Acervo Style Guide
A área do The Bank tem estrutura para grandes eventos e no seu jardim foi montada uma feira cheia cheia de barraquinhas, oferecendo todo tipo de alimentação e brinquedos para o entretenimento das crianças e da família!
Visão da Feira no evento de Páscoa no The Bank – Foto: Acervo Style Guide
O evento de Páscoa no The Bank foi uma verdadeira farra!!
Vale muito a pena conhecer esse lugar em Muscat – Omã. Então se planejar visitar Muscat não esqueça de reservar uma mesa no The Bank!
Vamos te dar 10 motivos irresistíveis para apostar em looks All Black no inverno!
Preto é um clássico! Isto é, nunca sai de moda!
Preto é uma cor coringa! Isso quer dizer que é fácil montar diversos looks com peças pretas.
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
Preto emagrace! Isso mesmo! As cores escuras tem o benefício de disfarçar melhor nossas imperfeições.
O preto é versátil! A mesma peça preta pode ser um elemento de um look chique e quando composto com outros acessórios e/ou elementos pode transforam-se facilmente num look casual!
Foto: Acervo Style Guide
O preto nos deixa mais elegantes! Sim isso é um fato, claro se a composição do look ajudar!
Preto é atemporal! Entra e sai estação o preto estará sempre na moda!
O preto é uma cor fácil! Fácil de montar looks e fácil de ser adquirida! Qualquer loja que você entrar é bem provável que encontre peças pretas interessantes.
Preto é sexy! Sim o preto é uma das cores mais sexy! Quem quer arrasar pensa logo num look preto!
Preto é jovem! Principalmente quando tem desenhos divertidos estampados!
Preto é apaixonante! Todo mundo ama preto e todo mundo tem uma peça preta!
E porque não investir em looks Total Black?! Conseguimos te convencer que All Black é cool?!
Esperamos que sim! E os looks inspiradores ajudaram, não?!
Invistam em looks All Black, principalmente no inverno!
Um toque de candy pink na decoração dá uma leveza aos ambientes além de dar um toque de feminilidade sútil. E isso não significa que para usar o pink o ambiente precisa ser destinado a uma mulher.
Confere esse post com algumas inspirações para seus ambientes!
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
Observe a foto acima e veja que lindo e moderno fica o ambiente com alguns toques de candy pink e lilás. Esse decôr funcionaria perfeitamente para a sala de uma família e/ou casais e/ou para uma garota.
Que tal dar um toque de rosa ao seu canto de leitura?! Não ficou um charme essa cadeira em veludo candy pink no canto?! Inspire-se!
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
Olha que delicado que fica o candy pink no armário do banheiro e os espelhos venezianos deram um charme extra ao espaço! Essa dica vai para os banheiros femininos!
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
Os puxadores de cristal dão um toque de ternura ao armário.
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
Olha essa ideia criativa para seu espaço de trabalho. O aramado é uma excelente ideia para visualizar seus post-its!
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
Adoramos essa ideia de reutilizar latinhas para organizar seus acessórios de trabalho! E o toque das flores deixa o ambiente mais alegre e feminino!
Que tal toque de rosa no seu escritório? Aqui o detalhe é a parede rosa que além de dar um toque feminino dá uma sensação de tranquilidade ao ambiente.
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
Adoramos esse quadro de vidro para manter sua agenda de trabalho organizada! #ficaadica
Foto: Reprodução/ Divulgação: Pinterest
Invista em tons suaves para um ambiente de trabalho. Cores como o candy pink dão uma sensação de paz e tranquilidade, como um ambiente de trabalho tem que ser! E invista em detalhes em tons mais fortes como o preto e branco para criar um ambiente moderno!
Espero que tenham gostado! Vale apostar no rosa na sua decôr!
A pele, o maior órgão do corpo humano, possui uma barreira muito eficiente formada por várias camadas de células que se encontram firmemente aderidas. Esta barreira impede a entrada de substâncias até as camadas mais profundas, o que muitas vezes, dificulta o resultado dos tratamentos dermatológicos. Com o objetivo de facilitar a penetração de ativos na pele, foi criada a técnica de “drug delivery “ por via transdérmica. Esta técnica tem por objetivo transportar diversas substâncias para camadas mais profundas da pele que normalmente não chegariam até lá. Este método consiste na formação de inúmeros furinhos feitos ou através de microagulhas ou a laser. Esses pequenos canais abertos levam diversas substâncias até as camadas mais profundas da pele potencializando os efeitos das medicações e tornando os resultados mais rápidos.
As substâncias utilizadas e as formas de se abrir os microcanais são escolhidas de acordo com o problema a ser tratado. Podemos tratar manchas, rugas, cicatrizes, queda de cabelos e uma infinidade de outros problemas e para isso, princípios ativos com ações diferentes são utilizados a depender de cada caso. Esta técnica não é livre de efeitos colaterais. Esses micro canais abertos podem facilitar a entrada de microorganismos e de partículas que podem gerar processos alérgicos.
Como a barreira de pele fica vulnerável em vários pontos pode ocorrer reativação de infecção pelo herpes além de poder piorar ou gerar novas manchas. Além disso, nem toda substância é segura para ser transportada por esses microcanais e todas as etapas do procedimento devem ocorrer de forma estéril. Um outro grande benefício desta técnica é a produção de colágeno que aumenta de forma significativa no local e faz com que o procedimento possua um efeito imediato e também duradouro.
Referências
1- Jain Ankita.Novel Strategies for Effective Transdermal Drug Delivery: A Review
Pharmaceutics Research Laboratory, Department of Pharmaceutics, Adina Institute of Pharmaceutical Sciences, Sagar (M.P.), 470002 India
2-Lin CH, Aljuffali IA, Fang JY. Lasers as an approach for promoting drug delivery via skin. Expert Opin Drug Deliv. 2014 Apr;11(4):599-614.
3-Prausnitz MR, Langer R. Transdermal drug delivery. Nat Biotechnol. 2008 Nov;26(11):1261-8.
Fizemos uma seleção com as maiores tendências em termos de botas para você se inspirar antes de adquirir as suas para esse inverno!
Confere tudo aqui neste post!!
As botas tipo militar são a febre da estação! Elas realmente engrenaram e conquistaram fashionistas mundo a fora.
Nicolas Guesquiere trouxe uma jovialidade e frescor a Louis Vuitton e com ela a proposta do hi-low hype! Inesquecivél o editorial de Alicia Vikander fotografada no Museu de Arte Contemporânea em Niterói por Patrick Demarchelier. E ela no Met Gala 2016! Com certeza um dos marcos do uso de botas pesadas com leves peças couture!
A Louis Vuitton foi uma das marcas precursoras nessa tendência de botas militares e a que também tem as propostas mais cool! Olha as nossas botas favoritas da LV:
Botas Militares Louis Vuitton – Foto: Reprodução/Divulgação: Instagram
Botas Militares Louis Vuitton – Foto: Reprodução/Divulgação: Instagram
Botas Militares Louis Vuitton e que linda que é a mini mochila! – Foto: Reprodução/Divulgação: Instagram
Botas Militares Louis Vuitton – Foto: Reprodução/Divulgação: Instagram
Foto: Reprodução/Divulgação: Instagram
As botas militares invadiram o closet masculino também! How cool é essa proposta de look?!
Uma proposta mais nova e ultra moderna da Louis Vuitton foi lançada recentemente no Japão na Cruise Collection da Maison e já virou must-have!
Nova proposta de botas da Louis Vuitton – Foto: Reprodução/Divulgação: Instagram
Botas Louis Vuitton – Foto: Reprodução/Divulgação: Instagram
E essa nova proposta da Louis Vuitton já está nos pés das mais antenadas mundo afora! Queremos uma de cada cor por favor!
A versão das botas militares que mais gostamos no Brasil são as da Schutz. Olha que lindas e quase clássicas! Vale o investimento!
E esse salto gente?! Midi com plataforma, tudo o que sempre sonhei! Aquela bota pra chegar causando e ainda dançar até o sol raiar! (e sem dores no pé)…rsrs
Mas preciso da dourada também da YSL! Na verdade uma de cada por favor!
Foto: Reprodução/Divulgação: Instagram
Falando de cor…Uma bota vermelha tem o seu lugar no meu coração! E deveria ter no seu! O vermelho ilumina o look e o deixa mais alegre e solar!
Botas de acrílico Vicenza – Foto: Reprodução/Divulgação: Instagram
E tem a de acrílico que também é fofa demais! Você pode investir nas longas de acrílico também…eu não sou muito fãn por acreditar ser um obejto de alto valor e de temporada! Prefiro investir em clássicos ou preciosidades!
Vermelho é um clássico assim como preto e branco, então porque não investir num overknee red power?!
Foto: Reprodução/Divulgação: Instagram
As botas de veludo são outra grande e forte tendência da estação. O veludo molhado foi chegando de mansinho e de repente virou um essencial da estação. E vale investir sim nessas peças, porque vira e mexe elas estão de volta! A gente fez um post completo sobre o veludo molhado (Leia Aqui)
Ah e vale investir no veludo molhado Rosé! Isso mesmo! Essa é uma das cores mais fortes dessa e da próxima estação. Anota aí! E vale apostar tanto em botas quanto em sándalias e tênis! #ficaadica
Uma das primeiras marcas a apostar no veludo molhado foi a Aquazzura. E com certeza foi um tiro certeiro! O veludo tem sido campeão de vendas no mundo!
As overkee de veludo são lindas e dão um je ne sais ao look! Adoro a azul cobalto e as vermelhas!
Botas de veludo cano médio Steve Madden – Foto: Reprodução/Divulgação: Instagram
E se você não quer investir nas botas de veludo overknee, vale pensar em investir nas de cano médio e curto! Elas dão uma valorizada em qualquer look bem composto!
Foto: Reprodução/Divulgação: Instagram
Foto: Reprodução/Divulgação: Instagram
Outra maravilhosa proposta e já havia falado sobre isso (aqui) são as botas brancas que parecem que vieram para ficar. A cor é super coringa além de clássica!
Foto: Reprodução/Divulgação: Instagram
E para finalizar o nosso post não poderíamos deixar de mencionar as botas com os dedos a mostra. Essas botas são ultra cool e ultra modernas e dão um toque especial a qualquer look!
Espero que tenham gostado! Se tem alguma outra bota que deixamos de mencionar nesse post e você acha que deveria estar aqui, deixe seu comentário!
Num momento que surge uma grande curiosidade sobre as belezas do Oriente Médio é muito importante mostramos um pouco de suas tradições. E nada melhor que desmitificar as vestimentas árabes e entender um pouco do comportamento de um povo que consideramos tão diferente.
Eu com o Hijab e de Abaya – Foto: Acervo Style Guide
Apesar das mulheres no Oriente Médio viverem cobertas, as mulheres árabes estão entre as mais vaidosas do mundo. Aposto que você não sabia disso, né?
Pode ser uma surpresa para você, mas não para as grandes marcas de luxo do mundo ocidental. Não é a tôa que marcas como Dolce & Gabbana, Tommy Hilfigher, a DKNY, Mango, Zara e H&M investem em coleções de roupas e acessórios destinados apenas para mulheres mulçumanas.
A indústria de moda muçulmana está em franco crescimento. Segundo o jornal britânico “Telegraph” esse setor deverá valer cerca de 200 bilhões de dólares em 2020. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Hospital Saudi-German em Dubai, uma mulher saudita, por exemplo, gasta em média 3.200 dólares por ano só em cosméticos. As mulheres árabes se preocupam muito com a sua aparência.
Alguma dúvida? Basta perceber a ascensão da beleza árabe através de personalidades como a princesa Ameera al-Taweel, a fashiondesigner Razan Alazzouni e a Rainha da Jordânia Rania Al Abdullah. Todas são vistas constantemente pelos holofotes da mídia com e sem a famosa Abaya. Essas personalidades são consideradas bem “moderninhas” para alguns e, ao mesmo tempo, ícones de admiração para outros na comunidade árabe.
Eu e a Princesa Deena Aljuhani Abdulaziz, então Editora da Vogue Arábia – Foto: Acervo Style Guide
A Vogue Arábia entrou no mercado com força e já está na sua terceira edição. Fez um festão com as maiores personalidades da moda mundial em Doha, logo após a “Mindful Luxury Conference em Muscat-Omã”. Inesperadamente a Princesa Deena Aljuhani Abdulaziz, Editora Chefe da Vogue Arábia foi demitida dias após o lançamento da Vogue Arábia e após ter publicado apenas duas edições da revista. Eu conheci Deena na Conferência e batemos um longo papo sobre o Brasil e a moda nas arábias. Fiquei triste com sua saída, mas não surpresa. Ouvi boatos durante a conferência sobre sua inexperiência em conduzir a edição de uma revista de tal importância.
As personalidades árabes não são os únicos símbolos desse mercado que cresce a passos largos. O maior símbolo desse crescente e potente mercado são os grandes centros urbanos como Dubai e Doha. Símbolos do império árabe construído visionariamente por cima de um deserto e transformados em reinados de concreto de luxo e prazer. Tudo que eles colocam nesses grandes centros levam rótulos de luxo e qualidade. Os Shopping são dotados das melhores marcas do mundo. Todas as marcas querem ter um ponto de venda e ter seus melhores produtos presentes no Oriente Médio. Primeiro por terem conhecimento desse mercado emergente e pelo alto poder aquisitivo desses países. Sim, quem vai no Oriente Médio vê muita prosperidade!
Tenho certeza que você assim como eu tinha e tem muita curiosidade em saber o que existe por detrás das vestimentas como as Abayas e Burcas. Você já se pegou imaginando como são essas mulheres? O que será que elas escondem por debaixo da roupa tão conservadora?
Mesmo, muitas vezes, estando completamente cobertas é possível reparar como as mulheres árabes gostam de se produzir, a começar pelos lenços que usam para cobrir os cabelos. Muitos dos lenços, também conhecidos por aqui como hijab, são coloridos, ornamentados com estampas de bom gosto e cheio de apliques. Alguns têm ainda bordados, pedras preciosas e levam logos nada modestos – como por exemplo das famosas Chanel e Louis Vuitton. E elas investem fortemente em acessórios de luxo como bolsas, jóias e sapatos. Outra coisa que me chamou muito atenção é que elas tem várias maneiras diferentes de prender o lenço (hijab) na cabeça e vários apetrechos para deixá-los mais bonitos.
E se você pensa que por debaixo das Abayas você vai encontrar mulheres feias e descuidadas, você se engana! Você vai encontrar mulheres muito bem cuidadas, com cabelos longos e bem tratados, ironia pra quem vive com os mesmos cobertos, não é?!
Uma grande parte é detentora de um grande poder aquisitivo e podem investir em peças de couture! Então por detrás das vestimentas árabes existem mulheres com roupas exuberantes! Surpresamente!
E sim por debaixo das Abayas as mulheres usam roupas normais. Não se usam Abayas sem nada por debaixo.
Mas vamos entender de vez essas vestimentas árabes! Você sabe distinguir mesmas?
Foto/Arte: Reprodução/ Divulgação: El País
Fizemos um guia pra você entender um pouco mais dessas tradicionais vestimentas árabe!
Eu de Abaya – Foto: Acervo Style Guide
A Abaya é uma vestimenta feminina árabe – é o traje feminino tradicional, quase universal, nos países árabes do Golfo: Arábia Saudita, Dubai e os demais Emirados Árabes Unidos, Catar, Omã, etc. A Abaya é um longo vestido negro, que se estende até os pés, e é vestimenta obrigatória para mulheres adultas em público em alguns países muçulmanos, como a Arábia Saudita.
A Burca é uma veste feminina que cobre todo o corpo, até o rosto e os olhos, porém nos olhos há uma rede para se poder enxergar. É usada pelas mulheres do Afeganistão e do Paquistão, em áreas próximas à fronteira com o Afeganistão. Ela é um símbolo do Talibã.”
Al- Amira – é usado para cobrir apenas cabelo e pescoço. É composto por duas peças: um véu apertado por cima da cabeça (tipo fita larga para o cabelo); e por cima leva um lenço em forma de gola que cobre a cabeça, orelhas e pescoço, ficando com a face descoberta.
Chador ou Xador – Foto: Vivimentaliun
Chador ou Xador – manto negro que se coloca sobre a cabeça e corpo, mas que deixa a face, mãos e pés descobertos, precisando ser segurado pela usuária. É usado sobretudo pelas mulheres iranianas quando saem à rua.
Hijab ou Hijabe – Foto: Vivimentaliun
Hijab ou Hijabe – em geral, hijab é o vestuário usado pelas mulheres muçulmanas como forma de modéstia e respeito. Em particular, como peça de roupa, o hijab é o lenço usado para cobrir o cabelo e pescoço, deixando o rosto a descoberto.
Niqab ou Nicabe- Foto: Vivimentaliun
Niqab ou Nicabe- Foto: Vivimentaliun
Niqab ou Nicabe– é, talvez, a veste mais conservadora depois da burca, já que cobre igualmente corpo e rosto, mas deixa a zona dos olhos a descoberto.
Khimar – Foto: Vivimentaliun
Khimar – Foto: Vivimentaliun
Khimar – Uma espécie de Hijab, só que este ao invés de ser um véu curto, ele vai até mais ou menos a cintura, cobrindo a cabeça. Em baixo do khimar, usa-saia ou roupas normais.
Shayla – Foto: Vivimentaliun
Shayla – Assim como a Al-amira, também é fruto das revoluções femininas nos Emirados Árabes. Surgiu como uma alternativa para as mulheres que não se sentiam confortáveis sem véu nenhum ou como um acessório para entrar nas mesquitas, onde cobrir os cabelos é obrigatório (uso mais comun). Longa e retangular, é envolta ao redor da cabeça e presa na região dos ombros. Pode deixar pescoço e parte do cabelo à mostra.
Tendo isso explicado, vale lembrar que o Oriente evoluiu muito em termos de vestimentas. Em Muscat muitas mulheres vestem-se casualmente, mas com algumas restrições. Não mostram muito as pernas e ombros. Se mostram uma coisa não mostram a outra. Não me senti confortável de usar shorts na rua por exemplo. Tentei estar o mais composta possível, para evitar os olhares das mulheres e principalmente dos homens que com certeza não estão acostumados a tal exposição feminina!
Em breve faço um post especial sobre o que levar na mala para o Oriente Médio, não percam!
Em Dubai, me senti no ocidente! Existe a preservação da tradição, mas as pessoas são bem mais abertas a cultura do ocidente.
A questão de usar as Abayas é sobre manter uma tradição. Eu acho isso maravilhoso! Em Omã por exemplo as mulheres não são obrigadas a usar as Abayas, elas vestem porque querem manter a tradição. A obrigação de usar as Abayas ocorre na entrada de Mesquitas e em ocasiões especiais como funerais, casamentos, etc.
Eu amei usar a Abaya, e optei por usar a Abaya para que minha experiência fosse completa!
As vestimentas árabes não se limitam as mulheres, mas os homens também! Achei um quadrinho que exemplifica de forma bem sintética como distinguir as vestimentas masculinas:
Fiquei me perguntando por que a Abaya tem que ser preta e encontrei algumas histórias. Uma delas é que após uma longa guerra, séculos atrás, apenas restaram mulheres, que em homenagem a perda dos seus filhos e maridos, vestiram-se de preto, em eterno luto. Outros dizem que o fato das Abayas serem pretas é cultural. A verdade é que não há nada de fato que comprove e que explique o porquê das Abayas serem pretas.
Existem milhões de tipo de Abayas diferentes. Coloridas, com bordados, cheias de brilhos, com cristais, colarinhos de seda, mais justas, mais rodadas, com bordados em ouro, com detalhes em outras cores. Enfim as designers árabes tem incrementando muito essas vestimentas e as deixadas com a cara do tempo atual, revolucionado a maneira de vestir da mulher árabe sem perder a tradição! Eu preciso admitir que tive vontade de levar uma de cada!
A evolução da Abaya marca a mudança de comportamento de um povo. Aceitar a evolução é abrir-se para um novo mundo e é isso que está acontecendo. O interesse de visitar o Oriente Médio vem crescendo com essa evolução. E apesar de todo o preconceito em torno do radicalismo talibã de uma parte da comunidade mulçumana, a cultura árabe se mostra onipresente e superior pela sua suprema forma de conquistar visitantes e curiosos pelo bom gosto e qualidade!
E viva a tradição e a rica cultura do Oriente Médio!
Sorte daqueles que tem o prazer de desfrutar de suas belezas, riquezas e cultura!
E afirmo, vale muito conhecer o Oriente Médio!
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura Omani vale a pela ler os artigos abaixo: